Semas reforça importância do CAR para comunidades quilombolas em Santarém

Semas reforça importância do CAR para comunidades quilombolas em Santarém

Cadastro Ambiental Rural para povos e comunidades tradicionais permite o planejamento e a gestão territorial coletivos dos recursos naturais disponíveis.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) destacou a relevância do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para comunidades quilombolas em Santarém. O evento, chamado 'I Encontro dos Territórios Quilombolas com Cadastro Ambiental Rural de Povos e Comunidades Tradicionais (CAR/PCT)', aconteceu no sábado, dia 26, e reuniu 36 territórios quilombolas para enfatizar o acesso a políticas públicas e fortalecer a segurança ambiental. A cooperação entre Semas, Cooperação Alemã (GIZ), The Nature Conservancy (TNC), Universidade do Estado do Pará (Uepa) e Emater visava promover intercâmbio entre comunidades inscritas no CAR e aquelas não inscritas.

No evento, a Semas e as comunidades debateram melhorias para o CAR Coletivo de componente quilombola. Representantes quilombolas ressaltaram a importância de aprimorar a metodologia da Semas e compartilharam demandas para reforçar a gestão territorial e ambiental coletiva.

O CAR/PCT, desenvolvido pela Semas com populações tradicionais no Pará, é um instrumento para planejar territórios com gestão coletiva dos recursos naturais. A inscrição no CAR viabiliza acesso a políticas públicas, como crédito rural, seguridade social e aposentadoria rural, promovendo melhor qualidade de vida e proteção dos territórios.

Graças ao programa Regulariza Pará, mais de 1 milhão de hectares de áreas de comunidades tradicionais foram validados. O secretário adjunto da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos, destacou o alcance positivo do programa e celebrou a parceria com as comunidades.

Participantes do encontro elogiaram a oportunidade de aprender sobre seus direitos e compartilhar experiências. O evento fortalece a identidade ambiental e a autonomia sobre o território.

A secretária de Cultura do Pará, Úrsula Vidal, enfatizou o compromisso com desenvolvimento sustentável em colaboração com comunidades tradicionais. O encontro incentivou diálogo participativo e discussões temáticas sobre inscrição no CAR e acesso a políticas públicas.

www.obidos.net.br – Com informações Agência Pará

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar