Missa dos Santos Óleos na Catedral de Sant´Ana mantém a tradição secular em Óbidos

Missa dos Santos Óleos na Catedral de Sant´Ana mantém a tradição secular em Óbidos

Na última quarta-feira, dia 13 de março, a Catedral de Sant´Ana, em Óbidos, foi palco de uma das solenidades mais significativas da Igreja Católica: a Missa dos Santos Óleos. Este evento, enraizado na tradição secular, celebra a consagração do óleo do Crisma e a bênção dos óleos dos Enfermos e dos Catecúmenos, elementos fundamentais na prática dos sacramentos Pascais.

Embora tradicionalmente marcada para a quinta-feira Santa, a diocese de Óbidos optou por antecipar a celebração, seguindo o calendário litúrgico. Presidida pelo Bispo Dom Bernardo Johannes, a missa contou com a participação dos padres Padre Jorge, Geraldo Rezende e Adalberto Santos, todos da Diocese local.

Durante a cerimônia, cada óleo recebeu sua consagração e bênção, simbolizando diferentes aspectos da vida espiritual e sacramental:

Óleo para Enfermos: Utilizado no sacramento ministrado aos doentes, este óleo representa a força do Espírito de Deus para enfrentar a doença e a dor, fortalecendo aqueles que passam por momentos de provação.

Óleo para Catecúmenos: Destinado aos que se preparam para receber o Batismo, este óleo simboliza a libertação do mal e a preparação para o novo nascimento pela água e pelo Espírito.

Óleo para o Santo Crisma: Administrado no sacramento da confirmação (Crisma) e na ordenação, este óleo é também utilizado na dedicação dos altares, representando a presença de Cristo como pedra angular na Igreja.

Após a consagração e bênção dos óleos, Dom Bernardo Johannes distribuiu os óleos aos párocos presentes, que os utilizarão nos momentos sacramentais conforme prescrito.

A Missa dos Santos Óleos na Catedral de Sant´Ana não apenas reafirma a riqueza da tradição católica, mas também fortalece os laços de fé e comunidade na cidade de Óbidos.

Galeria de Fotos...

www.obidos.net.br

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar