Equipe pedagógica conhece nova estrutura organizacional da Secretaria de Educação de Óbidos.

Equipe pedagógica conhece nova estrutura organizacional da Secretaria de Educação de Óbidos.

Mudanças na área da educação foram tema de reunião com profissionais que atuam nas zonas urbana e rural.

Uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira (13), no auditório da Casa de Cultura, marcou a apresentação da nova estrutura organizacional da Diretoria de Ensino e Aprendizagem (DEA) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que fará parte da nova metodologia de trabalho de gestores e coordenadores pedagógicos das escolas dos meios urbano e rural.

A reunião de alinhamento faz parte do plano de reorganização e modernização da rede municipal de ensino. Desde o ano passado, esse projeto vem sendo planejado por meio de pesquisa e diálogo permanente com os profissionais que atuam no município. O objetivo principal é sanar os prejuízos deixados para a educação por conta da pandemia da Covid-19.

O professor e doutor em educação, Luiz Airoza, consultor da Semed de Óbidos, explica que será editado um decreto para declarar situação emergência na rede municipal de ensino.

“Esse decreto, entre outros motivos, é motivado pela grande evasão escolar que o município sofreu. De 2019 para 2022, foram mais de 2.600 matrículas a menos que nós tivemos na rede municipal, principalmente nos anos iniciais, e nós queremos saber: ‘Onde estão essas crianças entre seis e dez anos que não retornaram à sala de aula?’”, explicou o educador.

A intervenção por meio do decreto de emergência, mais que uma necessidade, colocará Óbidos no lugar de protagonismo, quanto a implementação de políticas públicas que buscam a recomposição das perdas no ensino-aprendizagem, provocadas pelo distanciamento dos alunos da sala de aula, no período pandêmico.

“Vamos trabalhar para trazer esses alunos de volta, mantê-los na sala de aula com novas atividades. Essa reunião de hoje [segunda-feira] é para anunciar aos diretores e coordenadores esse trabalho que está sendo feito a pedido do prefeito Jaime Silva”, enfatizou o consultor de educação.

Mudanças

A nova estrutura organizacional da Semed está sendo trabalhada desde julho de 2022. Após pesquisa e acompanhamento da realidade local, foram definidas as primeiras intervenções administrativas na pasta da educação.

“Nós começamos a reorganizar a Secretaria de Educação com a criação da Diretoria de Ensino e Aprendizagem, que é constituída por três coordenações: coordenação de educação infantil, anos iniciais e anos finais, além de quatro núcleos: núcleo de organização de eventos e comunicação; outro que cuida da educação quilombola; educação inclusiva, jovens e adultos, além do núcleo multidisciplinar, que conta com o auxílio de profissionais das áreas da assistência social, psicologia e psicopedagogia”, explicou Airoza.

Os departamentos recém-criados já estão funcionando em fase experimental, o que representa um passo largo para a reestruturação de toda a Semed, que contará ainda com uma nova diretoria de logística e administrativa.

Serão destinados profissionais capacitados para cada um dos novos departamentos criados, seus núcleos e demais diretorias.

Na oportunidade, foram apresentadas ainda, as novas estratégias para busca ativa dos alunos que não retornaram às escolas, manutenção e aperfeiçoamento dos projetos pedagógicos e o calendário de formação permanente dos profissionais da educação.

A busca ativa escolar deve ser ampliada na cidade e no interior, o que para a diretora do polo Cruzeirão, que conta com cinco escolas na área de terra firme, é muito importante para resgatar os alunos que deixaram de ir à sala de aula.

“A questão da busca ativa, nós temos muitos alunos evadidos no polo. Eu creio que irá facilitar a busca desses alunos para que retornem às escolas”, disse.

O decreto de emergência na educação de Óbidos deve ser lançado em breve e terá ampla divulgação para conhecimento da sociedade local.

FONTE: Comunicação/PMO

Comentários  

0 #1 Hugo Ferrari Jr. 14-03-2023 14:50
A educação é tudo sem educação não somos nada viramos ignorantes e animais.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar