A Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), anunciou nesta quarta-feira (18) mudanças no fluxo de regulação para a Santa Casa de Misericórdia de Óbidos dos procedimentos de média complexidade já inseridos no Sistema Estadual de Regulação (SER), que já estão no aguardo de encaminhamento para consulta médica eletiva e outros procedimentos especializados.
A mudança no fluxo de regulação foi necessária desde que o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), firmou no mês de junho convênio com a Santa Casa, garantindo a oferta de serviços médicos especializados de atenção à saúde de média e alta complexidade.
Com o início da oferta de consultas e cirurgias para a especialidade oftalmologia, previstos na contratualização do hospital, o Setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) da Semsa priorizou os pacientes que estavam no aguardo do atendimento para encaminhar para o primeiro ciclo de atendimentos, que conforme a contratualização, deverão ser realizados mensalmente sob a gestão do hospital.
Durante entrevista coletiva concedida à imprensa, a secretária de Saúde de Óbidos, Leilane Ribeiro, explicou que um acordo firmado entre Sespa, Governo Municipal e direção do hospital garantiu prioridade no atendimento dos pacientes de Óbidos já inseridos no sistema de regulação.
“Esses pacientes que receberam os primeiros atendimentos da Santa Casa foram encaminhados conforme esse acordo que deverá prevalecer até que sejam zeradas as filas para consultas e outros procedimentos para oftalmologia e para as demais especialidades previstas na contratualização. O quantitativo de vagas por mês será gerado pelo próprio sistema de regulação e, assim que essas vagas forem disponibilizadas para o agendamento, a nossa equipe imediatamente vai inserir os pacientes que já estão no aguardo, para captar essas vagas. É importante que a população entenda que quem determina as vagas é a Sespa. Santa Casa e Secretaria de Saúde começam a trabalhar a partir daí”, explicou Leilane.
Com a oferta dos serviços de média complexidade em Óbidos, os pacientes do TFD que estão na fila de espera deixam de ser encaminhados por essa modalidade e passam a receber apenas um comprovante de agendamento que garante o atendimento, conforme a disponibilidade de vagas pela Secretaria de Saúde do Pará.
“Se o serviço já estiver disponível aqui em Óbidos, o paciente vai receber o comprovante de agendamento para ser encaminhado para o hospital daqui. Se esse serviço ainda não estiver disponível, ele será encaminhado para outra cidade e, conforme a disponibilidade de vagas, vai receber suporte para viajar por meio do TFD. O paciente vai ser regulado a partir disso, a partir da necessidade que ele vai apresentar”, ressaltou a secretária de Saúde de Óbidos.
Atendimento de média complexidade
Para ter acesso aos atendimentos especializados, os interessados precisam obrigatoriamente passar primeiro por uma avaliação médica em uma das unidades de saúde da rede municipal. A partir do diagnóstico do médico clínico geral, as informações são inseridas no sistema de regulação, permitindo o encaminhamento para a primeira consulta com o especialista.
Antes de chegar à consulta, a partir da análise da avaliação médica, a Comissão Reguladora da Semsa vai avaliar se o processo será atendido pelo TDF, ou seja, se é necessário encaminhar o paciente para um hospital da região, uma vez que a Santa Casa não vai atender todas as especialidades. Se o atendimento já estiver disponível em Óbidos, o solicitante recebe o comprovante de agendamento e aguarda ser chamado pelo hospital local.
Sobre as consultas de retorno, os próprios hospitais de referência na região, incluindo a Santa Casa, são responsáveis por agendar e informar os pacientes sobre a data para uma nova avaliação médica ou para a cirurgia. Nos casos dos pacientes que precisam se deslocar para outras cidades, a secretaria de saúde garante suporte para o deslocamento, mediante prévia comunicação ao setor de TFD local.
Segundo informação repassada pela direção do Hospital Santa Casa à Secretaria de Saúde, estão previstos atendimentos para ortopedia, apenas consultas inicialmente, e de exames de ultrassom não obstétrico e com doppler.
Informações
Para mais informações, entre em contato com a Ouvidoria da Secretaria de Saúde (OuvSus) pelo telefone (93) 99198-7527 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Por: Érique Figueirêdo
FONTE: Comunicação/Pmo