Livros de batismo da Diocese de Óbidos são restaurados em projeto financiado por fundo holandês

Livros de batismo da Diocese de Óbidos são restaurados em projeto financiado por fundo holandês

Entre os importantes documentos em processo de recuperação estão os registros de nascimento de Inglês de Souza e José Veríssimo.

Os livros de batismo do século XIX pertencentes à Diocese de Óbidos estão passando por um processo de conservação, digitalização e acondicionamento. A ação faz parte de um projeto maior, chamado “Salvaguarda da documentação da Diocese de Óbidos”, coordenado pela Fundação de Integração Amazônica (FIAM) e financiado pelo Fundo Prince Claus, da Holanda, através do Cultural Emergency Response (CER) e Whiting Foundation.

O trabalho visa garantir a longevidade de 11 livros que compreendem o período entre 1805 e 1907. Este acervo foi escolhido em virtude de estar em maior risco de perda das informações escritas em seu suporte, necessitando de uma intervenção urgente para garantir a sua integridade. O acervo contém o registro do passado das famílias que habitaram e ainda habitam a região, assim como de nascimento de escravizados e de indígenas, tornando-se, deste modo, uma fonte única para historiadores e pesquisadores.

O material conta ainda com um patrimônio cultural inestimável. Os registros de nascimento de dois dos mais importantes autores da literatura brasileira: Inglês de Souza e José Veríssimo. Ambos autores, nascidos em Óbidos, foram membros fundadores da Academia Brasileira de Letras. Ademais, nos compêndios estão uma amostra da sociedade local no século XIX, marcando aspectos da vida das pessoas de todas as classes, desde os escravizados até a classe econômica e intelectual da cidade e da região do Baixo Amazonas.

Para o especialista em Conservação e Restauração e coordenador do projeto, Antônio Pacheco Neto, salvaguardar este importante acervo é uma forma de valorizar o passado da cidade e também demonstra o compromisso da Diocese de Óbidos com o seu acervo e o que ele representa para a memória da cidade: “As atividades desenvolvidas pelo projeto visam não apenas o prolongamento da vida do acervo, mas também que ele se transforme em uma fonte de pesquisa sobre Óbidos, a população local e a sua cultura”. Relatou.

O trabalho no acervo conta com a participação de quatro bolsistas estudantes do ensino médio da cidade, que estão recebendo treinamento teórico e prático em técnicas de conservação de acervos em papel. A intenção, de acordo com Pacheco, é que eles atuem em outros acervos na cidade e sejam multiplicadores de conhecimento.

Para Gabriela Coelho, 17 anos, estudante do terceiro ano do ensino médio da E.E.E.M. Prof. Maurício Hamoy é uma das bolsistas do projeto, a atividade é inesperada. “O trabalho é interessante, pois é uma experiência nova que eu não sabia que existia, fazer restauro em livro. Eu achei que ele se acabasse e pronto”. Ainda segundo a estudante, após o treinamento, atuar na área é uma possibilidade de trabalho: “Percebi que o papel não é só uma coisa que está no dia a dia, mas também tem um pouco da nossa história, então seria interessante trabalhar com isso”, acrescentou.

Já para o bolsista Jorge Nayan, 20 anos e também aluno da mesma série e escola, é uma experiência nova. “Nunca mexi com papel dessa maneira, com vários tipos. Eu gosto do processo do início ao fim, tirar as fotos, numerar as páginas, desmontar a fazer o mapeamento do livro. Tudo isso é importante para contribuir na preservação do conteúdo histórico”.  Finalizou.

O trabalho de conservação, acondicionamento e digitalização dos livros deve ser concluído até o final do mês de setembro. O projeto passará, porém, por uma segunda fase. Na próxima fase, quatro cursos na área de conservação e educação patrimonial serão ministrados em Óbidos, entre novembro e dezembro deste ano.

FOTOS....

Fonte: Informações e Fotos da Diocese de Óbidos

Comentários  

0 #1 Hugo Ferrari Jr 23-08-2023 12:43
E bom saber um pouco da nossa [censored]stória da cidade do jateve.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar