Festival dos Botos: Boto Cor de Rosa Celebra a Tradição do Çairé com 'A Grande Festa'

Festival dos Botos: Boto Cor de Rosa Celebra a Tradição do Çairé com 'A Grande Festa'

Boto rosa resgatou elementos da festa, fazendo uma apresentação que levantou o público.

Neste sábado sábado, 16 de setembro, no Lago dos Botos, o Boto Cor de Rosa protagonizou uma emocionante apresentação durante a segunda e última noite de competição, buscando conquistar seu 12º título. Sob o tema "A Grande Festa", o Boto Cor de Rosa homenageou os 50 anos da retomada do Çairé, revivendo momentos históricos e elementos culturais que moldaram a celebração secular, com mais de 300 anos de história.

A performance no palco foi repleta de esplendor, com 10 grandiosas alegorias que transportaram o público para o coração da festa. A tradição do Çairé foi meticulosamente pesquisada, com base em antigas notícias que enalteceram o evento como uma grande festa.

O presidente do Boto Cor de Rosa, Miguel Vaughan, enfatizou o resgate histórico que essa apresentação representou, reunindo tanto os aspectos sagrados quanto os profanos do Çairé. Quase mil pessoas dedicaram meses de preparação e ensaios intensivos para criar essa experiência memorável.

Lohanne Lewandowski, uma paulista que vivenciou o Çairé pela primeira vez, expressou seu encanto com a apresentação e a riqueza cultural do Festival dos Botos. "Eu estou encantada com tudo isso, quanta riqueza e cultura. É tudo muito lindo", disse ela.

O secretário de Cultura, Luis Alberto Pixica, elogiou as brilhantes apresentações de ambas as agremiações e agradeceu à colaboração dos órgãos de segurança pública, que garantiram um Çairé pacífico. A Polícia Militar confirmou a tranquilidade das festividades, sem registro de incidentes.

A ansiedade agora se volta para a apuração, marcada para segunda-feira, 18 de setembro. Tanto o Boto Tucuxi quanto o Boto Cor de Rosa estão empatados com 11 títulos cada, tornando a decisão deste ano ainda mais emocionante. O Tucuxi busca o bicampeonato, enquanto o Cor de Rosa foi o último campeão antes da pandemia, em 2019.

O Çairé 2023 conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale, patrocínio da Equatorial Energia, Devassa e Vivo, além da parceria do Banpará e Guaraná Tuchaua. A realização é uma colaboração entre a agência Namazônia, a Comunidade de Alter de Chão, a Prefeitura de Santarém e o Governo Federal, através do Ministério da Cultura.

Galeia de Fotos....

 

Fonte:Informações e fotos Comunicação/PMS

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar