Hospital Regional atendeu 27 novos casos de câncer de próstata no Baixo Amazonas em 2024

No Hospital Regional do Baixo Amazonas

Hospital Regional atendeu 27 novos casos de câncer de próstata no Baixo Amazonas em 2024

A pedido da esposa, seu João Medeiros fez exames em 2017, que constataram o diagnóstico: câncer na próstata. Ele fez a cirurgia para a retirada do tumor e passou a fazer o acompanhamento. Passados mais de 7 anos, aos 64 anos, outro exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) apontou um novo diagnóstico. Desta vez, não foi necessário o procedimento cirúrgico.

O novo tratamento consistiu em sessões de hormonioterapia, sendo  eficaz porque a maioria das células cancerosas do próstata dependem da testosterona para se multiplicar. Ao bloquear a ação da testosterona, as células cancerosas morrem ou crescem mais lentamente.

As doses podem ser aplicadas por via oral ou injetável e o tratamento pode durar alguns meses. O paciente segue confiante no tratamento, assim como Maria Nilza, a esposa que incentivou a fazer os exames. 

Os homens precisam ter cuidado com a saúde da próstata, assim como as mulheres precisam ter o cuidado com a mama e colo do útero. A gente sabe que homem é mais resistente em buscar ajuda, muitas vezes precisa ser levado até o médico. O meu está saindo dessa e eu espero ainda viver muito tempo ao lado dele”, celebra Maria Nilza. 

Assim como seu João Medeiros, outros pacientes podem ter o diagnóstico da doença de forma precoce. Conscientização para prevenção e combate do câncer de próstata tem sido o alerta feito pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, no oeste do Pará. Entre janeiro e outubro de 2024 a unidade atendeu 27 novos casos.

Durante o mês alusivo à campanha Novembro azul, o HRBA quer  incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos. A recomendação médica é que, a partir dos 50 anos, homens realizem exames anuais de toque retal e dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico). Para aqueles com histórico familiar da doença, recomenda-se iniciar o acompanhamento a partir dos 45 anos.

Entre os principais sintomas estão a dificuldade para urinar, sensação de bexiga cheia mesmo após ir ao banheiro, diminuição do jato de urina, dores na região pélvica e presença de sangue na urina ou no sêmen.

Homens que apresentarem qualquer um desses sinais devem procurar um urologista para ser avaliado, encaminhado para fazer os exames necessários e posteriormente o tratamento mais adequado.

Referência  

O HRBA está habilitado como uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) de acordo com o Ministério da Saúde, que deve prestar assistência abrangente, especializada e integral ao paciente com câncer, atuando no diagnóstico e tratamento deste, independentemente da natureza do estabelecimento de saúde pública ou privada.

A assistência especializada abrange sete modalidades integradas: diagnóstico, tratamento oncológico, radioterapia, quimioterapia (oncologia clínica, hematologia e oncologia pediátrica), medidas de suporte, reabilitação e cuidados paliativos.

Serviço - O Hospital Regional do Baixo Amazonas é referência, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado. A unidade, pertence ao Governo do Estado do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde desde dezembro de 2022, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Por Weldon Luciano

Comentários  

0 #1 Hugo Ferrari Jr. 15-11-2024 19:56
Vamos se cuidar homens não deixa a doença aparecer saúde em 1º lugar!
Citar

Adicionar comentário

80 caracteres


Código de segurança
Atualizar