ÓBIDOS ONTEM E HOJE: Mercado Municipal de Óbidos

ÓBIDOS ONTEM E HOJE: Mercado Municipal de Óbidos

Esta matéria de João Canto sobre o Mercado Municpal de Óbidos, foi publicada originalmente 13/03/22. Recentemente publicamos a notícia sobre a Reforma e revitalização do Mercado, assim, estamos republicando a matéria para conhecerem o Mercado em várias épocas.

Por João Canto. 

Projeto do Mercado Municipal de Óbidos é de José Sidrin, construído em 8 de dezembro de 1926. O projeto é coerente com estilo apresentado por este projetista em construções feitas na cidade de Belém. Os ornamentos da fachada são bossagens que em certos pontos imitam “Enxamel”, ou seja, técnica de construção na qual as paredes são montadas com vigas de madeira em posições horizontais, verticais ou inclinadas, cujos espaços são preenchidos com material de fácil utilização no local.

O mercado tem uma concepção correta e o interior é amplo e agradável climaticamente. Há uma placa na entrada com os dizeres: "Projetado e construído na administração do intendente Dr. Augusto Corrêa Pinto. Inaugurado a 8 de dezembro de 1926.

As fotografias seguintes mostram o Mercado em décadas passadas e como está atualmente, precisando de uma reforma urgente (Recetemente publicamos a notícia sobre a Reforma e revitalização do Mercado), para que não percamos esse patrimônio histórico e cultural do povo obidense.

Frente da cidade, anterior ao aterramento. Em destaque, o Mercado Municipal e, à direita, o galpão do antigo trapiche – 06.08.1950. Fonte: Acervo Museu Integrado de Óbidos

Esta fotografia mostra o Mercado Municipal de Óbidos, década de 70,  na vazante, em que o aspecto ainda é de boa conservação. Fonte: Maurício Arruda

Esta fotografia do Mercado Municipal de Óbidos é de janeiro de 2022, no centro comercial de Óbidos. Foto João Canto

MAIS FOTOS....

www.obidos.net.br - Fotos atuais de João Canto

Comentários  

+1 #1 Hugo Jr Ferrai 25-09-2022 13:40
E muito interessante de saber a [censored]stória de obidos e sobre o ano da construção do mercado da carne que agora está sendo reformado e revitalizado pela prefeitura de obidos parabéns pela a Matéria e conhecer um pouco mais da nossa cidade.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar