Menu

  • HOME
  • Pra Você
  • Fotografias
  • Videos
  • Contatos

Menu serviços

  • Equipe do Site
  • Publicidade.

Menu Site

  • Home
  • Artigos
  • Noticias
  • Óbidos
    • Sobre Óbidos
    • Óbidos: ontem e hoje
    • Culinária
    • Educação
    • Arquitetura
    • Museu Contextual
    • Museu Integrado
  • Cultura
    • Artes
    • Biografias
    • Folclore
    • Lendas
    • Literatura
    • Musica
    • Poesia
  • Carnapauxis
    • Blocos
    • Notícias
    • Histórico
  • Esporte
  • Festas
  • Entrevistas
  • Mídias
    • Audios
    • Fotografias
    • Pra Você
    • Vídeos
    • Publicidade
  • Turismo
    • Óbidos
    • Dicas de Turismo
Obidos.Net.Br Obidos.Net.Br Obidos.Net.Br
  • Home
  • Artigos
  • Noticias
  • Óbidos
    • Sobre Óbidos
    • Óbidos: ontem e hoje
    • Culinária
    • Educação
    • Arquitetura
    • Museu Contextual
    • Museu Integrado
  • Cultura
    • Artes
    • Biografias
    • Folclore
    • Lendas
    • Literatura
    • Musica
    • Poesia
  • Carnapauxis
    • Blocos
    • Notícias
    • Histórico
  • Esporte
  • Festas
  • Entrevistas
  • Mídias
    • Audios
    • Fotografias
    • Pra Você
    • Vídeos
    • Publicidade
  • Turismo
    • Óbidos
    • Dicas de Turismo
Pesquisar por:
Pesquisar somente:

Total: 8212 results found.

Página 4 de 411

Base Candiru apreende quase 16 quilos de drogas no rio Amazonas, em ação do programa ‘Brasil Contra o Crime Organizado’

Uma ação de fiscalização executada pelos agentes da Base Integrada Fluvial Candiru, nesta terça-feira (20), resultou na apreensão de aproximadamente 15,8 quilos de entorpecentes em uma embarcação que navegava no rio Amazonas, no trajeto entre Manaus (AM) e Santarém (PA). A ação, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), executava  uma abordagem de rotina na embarcação F/B São Bartolomeu V. Durante a inspeção, equipes de segurança localizaram drogas escondidas no interior de um freezer, instalado no bar da embarcação.

As ações desenvolvidas pela Base Candiru fazem parte do programa “Brasil Contra o Crime Organizado”, iniciativa voltada ao fortalecimento das ações integradas de enfrentamento às organizações criminosas e ao tráfico de drogas em todo o País.

Localizada no município de Óbidos, no oeste do Pará, a Base Integrada Fluvial Candiru atua como barreira estratégica no rio Amazonas, uma das principais rotas utilizadas para o transporte ilegal de entorpecentes na região Norte.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, coronel da PM Ed-Lin Anselmo, destacou a importância da atuação integrada das forças de segurança na região. “As fiscalizações realizadas pela Base Candiru têm sido fundamentais para impedir a circulação de drogas pelas rotas fluviais da Amazônia. O trabalho integrado das equipes fortalece o combate ao crime organizado e amplia a presença do Estado em áreas estratégicas”, ressaltou o titular da Segup.

Agentes da Base Candiru em com o produto apreendido

Drogas apreendidas

Com o auxílio dos cães farejadores Ísis e Tupã, os agentes localizaram 19 tabletes de substâncias análogas a entorpecentes escondidos no freezer da embarcação.

Do total apreendido, 15 invólucros apresentavam características semelhantes a oxi - entorpecente derivado da mistura da pasta base da cocaína com outras substâncias, como cal virgem, gasolina ou querosene - , somando aproximadamente 11,2 quilos. Outros três tabletes continham substância análoga à maconha do tipo skunk, totalizando cerca de 3 quilos, além de outros tabletes armazenados em um invólucro com substância semelhante à cocaína pura, com aproximadamente 1,150 quilo.

Ao todo, foram apreendidos cerca de 15,8 quilos de drogas

Um suspeito foi identificado e encaminhado, junto com o material apreendido, à autoridade policial responsável pelos procedimentos legais.

A operação contou com atuação integrada de agentes do Grupamento Fluvial (GFLU), da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar e de setores de inteligência e fiscalização que atuam na Base Candiru.

Apreensões no Estado

As ações integradas de combate ao tráfico de drogas já resultaram na apreensão de mais de 3,7 toneladas de entorpecentes em todo o Pará, apenas neste ano. Desse total, mais de 600 quilos foram apreendidos somente pelas bases integradas fluviais coordenadas pela Segup.

Entre janeiro e abril de 2026, a Base Integrada Fluvial Candiru já apreendeu cerca de meia tonelada de entorpecentes, além de mais de sete toneladas de pescado ilegal.

No mesmo período, as equipes realizaram ainda 320 abordagens a embarcações, além de mais de 27 mil abordagens a pessoas. As ações também resultaram no cumprimento de seis mandados de prisão, três prisões em flagrante, e apreensões de quatro armas de fogo, 147 animais silvestres e um veículo.

O secretário Ed-Lin Anselmo reforçou que os resultados demonstram a importância da presença permanente das forças de segurança na região. “Seguiremos fortalecendo as ações integradas na Base Candiru, ampliando a fiscalização nas hidrovias e combatendo de forma firme o tráfico de drogas e outros crimes na região amazônica”, reiterou.

FONTE: Agência Pará

 

Criado em 2026-05-21 19:54:06

Paysandu vence o Nacional e sai na frente na final da Copa Norte 2026

O Paysandu largou em vantagem na decisão da Copa Norte 2026 ao vencer o Nacional-AM por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (20), no Estádio Mangueirão, em Belém. Empurrado por mais de 30 mil torcedores, o Papão dominou grande parte da partida e garantiu vantagem para o confronto decisivo em Manaus.

O Paysandu iniciou a partida em ritmo intenso, pressionando a saída de bola do Nacional e criando boas oportunidades logo nos primeiros minutos, depois equilibrou o jogo e as duas equipes perderam várias chances. A torcida bicolor fez sua parte e transformou o Mangueirão em um ambiente de forte apoio ao time paraense.

Defesa segura garante vantagem

O Paysandu marcou na segunda etapa com o zagueiro Castro, que fez um golaço aos 6 minutos, com um forte chute de fora da área, levando a torcida ao delírio. A partir daí, o Nacional-AM adotou uma postura mais ofensiva e tentou equilibrar o confronto. No entanto, a defesa alviceleste se manteve sólida, neutralizando as investidas da equipe amazonense e assegurando a importante vitória por 1 a 0.

Decisão será em Manaus

O jogo de volta está marcado para o dia 28 de maio, na Arena da Amazônia, em Manaus. Além do título da Copa Norte, a decisão vale vaga na final da Copa Verde contra Anápolis ou Rio Negro, além da classificação direta para a terceira fase da Copa do Brasil de 2027.

O Paysandu busca o mais um campeonato da competição e terá a vantagem do empate para conquistar o título. Já o Nacional-AM precisará vencer por dois gols de diferença para ficar com a taça no tempo normal.

www.bidos.net.br

Criado em 2026-05-21 02:41:31

Mobilizações pela proteção de crianças e adolescentes marcam o 18 de maio em Óbidos

Com direito a “barqueata” na região de várzea, rede de proteção e órgãos públicos municipais chamaram a atenção da sociedade para a causa da campanha Faça Bonito.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Óbidos foi marcado por mobilizações populares nas zonas urbana e rural, com caminhadas, palestras, manifestações da comunidade estudantil e de entidades governamentais e não governamentais, alertando a população sobre a importância de aderir às ações da campanha Faça Bonito, coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e o  Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Até uma “barqueata” realizada na região ribeirinha conhecida como Paraná de Baixo mobilizou diversas comunidades da região para reforçar o objetivo principal do chamado “maio laranja”, que é conscientizar e convocar toda a sociedade a proteger a infância.

As escolas também realizaram atividades como caminhadas com faixas e cartazes voltadas para os bairros da cidade e para as comunidades rurais da área de terra firme.

A secretária de Desenvolvimento Social, Aldanete Farias, destacou o fortalecimento da atuação integrada entre os órgãos da rede de proteção.

“Atuamos de forma conjunta com o governo e sociedade, órgãos de segurança pública, Poder Judiciário, nos aproximando cada vez mais da realidade das nossas crianças e adolescentes, garantindo a eles um desenvolvimento saudável, com oportunidades e atuando de forma imediata e eficiente nos casos em que os direitos desse público forem violados. Esse é o momento de chamar a atenção da nossa população para que todos também se sintam parte dessa rede de proteção e nos ajudem a combater toda e qualquer prática de abuso e exploração contra as nossas crianças e adolescentes”, destacou Aldanete.

Passeata realizada em Óbidos

A grande caminhada que coloriu as ruas de Óbidos no final da tarde de segunda-feira começou com uma roda de conversa com a presença de adolescentes representantes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), que fizeram perguntas aos representantes dos órgãos governamentais e de segurança pública, mostrando um pouco da visão do público-alvo da campanha.

O vice-prefeito de Óbidos, Jalico Aquino, que participou da caminhada, reforçou a prioridade da administração municipal em apoiar as causas ligadas às políticas públicas que assegurem a proteção de crianças e adolescentes.

“Sem dúvida nenhuma, é uma prioridade desse governo promover políticas públicas que beneficiem crianças e adolescentes, assegurando os seus direitos e gerando oportunidades, como por exemplo o programa de estagiários que oferta a possibilidade de primeiro emprego para parte desse público. É importante lembrar que fomos certificados pela primeira vez com o Selo Unicef no ciclo 2021 a 2024 porque avançamos muito também na proteção da nossa infância. Então, estamos aqui para demonstrar o nosso apoio e dizer que estamos cada vez mais comprometidos com essa causa”, disse Jalico.

Faça Bonito

A campanha Faça Bonito é marcada pelo dia 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituída pela Lei Federal nº 9.970/2000. A data representa um importante marco na luta pela garantia dos direitos de crianças e adolescentes em todo o território brasileiro.

GALERIA DE FOTOS....

  • Click to enlarge image 01.jpg
  •  
View the embedded image gallery online at:
https://www.obidos.net.br/index.php/component/search/?start=60#sigProId3150acf4b4

FONTE:Comunicação/PMO - Por: Érique Figueirêdo Fotos: Odirlei Santos

Criado em 2026-05-20 01:10:53

Partidas da semifinal da Copa do Interior serão realizadas no próximo domingo, 24, no Estádio ‘Aryzão’

Sorteio realizado pela Secretaria de Esporte e Lazer definiu a ordem dos confrontos.

A maior competição do futebol obidense chegou à semifinal após os resultados do fim de semana passado em que oito equipes disputaram as quartas de final. Ao final da rodada, melhor para as seleções da Ilha Grande, Matá, Canta Galo e Arapucu que se seguiram na competição.

Na manhã desta terça-feira (19), a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) realizou o sorteio para definir os confrontos que serão realizados apenas no domingo (24) no Estádio Ary Ferreira.

Com a presença dos representantes das diretorias das quatro seleções classificadas, o sorteio, transmitido pelas redes sociais, definiu as partidas da semifinal. Às 17h30, entram em campo Canta Galo e Ilha Grande e, a partir das 19h, Matá e Arapucu duelam por uma vaga na grande final.

Durante o sorteio conduzido pelo secretário de Esporte e Lazer, Jalico Aquino, as taças de campeão e vice foram novamente apresentadas aos desportistas, tornando o clima ainda mais especial para as seleções que seguem vivas em busca da vaga na final.

“Temos a certeza de que os jogos no domingo vão atrair um público excelente para o ‘Aryzão’. A Copa do Interior já se transformou em uma grande atração do nosso futebol e, a cada rodada, as arquibancadas do nosso estádio estão cada vez mais lotadas. Estamos trabalhando em todos os aspectos, dentro e fora do campo, para que essa semifinal seja uma grande festa para as seleções e os torcedores”, destacou Jalico Aquino.

Premiação

Na edição de 2026, foi anunciada a maior premiação já destinada à Copa. O investimento para premiar os finalistas será de R$ 40 mil.

FONTE: Comunicação/PMO - Por: Érique Figueirêdoe Foto: Patrik Amaral

Criado em 2026-05-19 20:31:43

CARINHO OBIDENSE!

Artigo de Jorge Ary Ferreira sobre a música e vídeo de Délio Aquino em homenagem ao Bloco Xupa Osso.

Por Jorge Ary Ferreira.

Há tempos costumo dizer que o obidense parece uma velha marreca: passa a vida buscando outros campos em voos longínquos. Curte o verão na Patagônia, mas, na hora de chocar, volta para o mondongo, volta às raízes, ao lugar onde aprendeu a sonhar.

O carinho que os filhos de Óbidos têm pela nossa cidade é algo que merece destaque. Nunca ouvi um obidense dizer que nossa terra é melhor que qualquer outra. Porém, também nunca vi um filho de Óbidos ouvir alguém denegrir a imagem da cidade sem reagir.

Temos um número enorme de conterrâneos que hoje vivem longe daqui. Pessoas nascidas em Óbidos, que criam seus filhos em outras cidades e, às vezes, mal conseguem voltar. Ainda assim, conseguem transmitir aos filhos — muitos deles nem sequer nascidos aqui — um carinho profundo pela nossa terra. E isso é marcante.

Basta ver a quantidade de ações criadas para reunir nossa gente, para exaltar a cidade, suas manifestações culturais, suas tradições e sua história.

Quantos e quantos obidenses distantes, que têm a vida engolida pela correria das grandes cidades, pelas dificuldades de viver numa metrópole, mas que, ao encostar a cabeça no travesseiro, voltam em pensamento para suas raízes… Para as sombras das mangueiras do São Raimundo. Para as paisagens belíssimas do Igarapé dos Lopes. Para os beijus saborosos do Fuzil, do Cipoal, do Repartimento. Para as farras da Cabeça do Padre.

Se eu fosse relacionar aqui o número de conterrâneos que transformam esse amor em homenagem — através das artes plásticas, da poesia, da música, da fotografia — seria uma lista imensa.

Hoje amanheci recebendo do meu querido amigo Delio, velho parceiro aqui da Linda, uma homenagem ao bloco Chupa Osso acompanhada de um pedido: para que nós não parássemos.

E daqui devolvo a ele o mesmo pedido: continue mandando essas pérolas que brotam do seu coração. Seja para o Chupa Osso, para o Morro, para o Águia, para qualquer entidade, para o São Raimundo sua comunidade, para o Paysandu do Vivico seu time do coração.

Continue.

Porque amanhecer escutando uma criação sua, uma música carregada de carinho, não é para qualquer um. É um luxo.

E aqui compartilhamos isso.

Valeu, Déllio Reis Matos De Aquino!

Vídeo produzido por Délio Aquino, com fotos de João Canto do site www.obidos.net.br

MÚSICA DE DÉLIO AQUINO

Do chão da praça à liberdade das ruas.

Délio Aquino

Hoje eu queria estar em Óbidos

Só pra ver meu XUPAOSSO,

Hoje eu não quero serviço

Só quero ver o alvoroço,

 

E sair do chão da praça onde

O destino pra rua se arruma

E quando o domingo me chama

Não sobra saudade nenhuma.

 

O som do metal explode

N’alma livre do folião

Quem é de Óbidos pode

Entregar o seu coração.

 

E a Rua Bacuri desce

Feito um rio de poesia,

A história ali se aquece

Na mais profunda euforia.

 

REFRÃO

É o XUPAOSSO, meu bem!

É o frevo que me seduz

Em Óbidos não tem pra ninguém

Sob essa luz que me traduz.

 

Com a voz do instrumento

a orquestra faz a  ladeira tremer,

Frevo é sopro, é momento,

É o nosso jeito de ser.

 

No peito, o novo abadá

Traz o tema e a cor,

Os grandes Fobós passam a girar

Num delírio de esplendor.

 

E as cobras saíram do altar

Para acordar a multidão

Com liberdade e magia

No compasso dessa paixão.

 

REFRÃO

É o XUPAOSSO, meu bem!

É o frevo que me seduz

Em Óbidos não tem pra ninguém

Sob essa luz que me traduz.

 

E a Rua Bacuri desce

Feito um rio de poesia,

A história ali se aquece

Na mais profunda euforia.

 

Com a voz do instrumento

a orquestra faz a  ladeira tremer,

Frevo é sopro, é momento,

É o nosso jeito de ser.

REFRÃO

É o XUPAOSSO, meu bem!

É o frevo que me seduz

Em Óbidos não tem pra ninguém

Sob essa luz que me traduz.

 

É o Xupaosso meu bem...

Sob essa luz que me traduz!

Criado em 2026-05-19 18:11:01

Comissão divulga prestação de contas da Peregrinação de Sant’Ana em Belém com arrecadação superior a R$ 28 mil

A Comissão Organizadora da Peregrinação de Sant’Ana em Belém do Pará, com presença do Padre Adalberto Santos, divulgou nesta segunda-feira, dia 18 de maio, a prestação de contas das atividades realizadas durante a passagem da imagem peregrina pela capital paraense. O valor arrecadado em prol da Festividade de Sant’Ana 2026 totalizou R$ 28.472,00.

A peregrinação foi encerrada oficialmente no último sábado, dia 16, após duas semanas de visitas às residências de obidenses e devotos da padroeira de Óbidos que vivem em Belém. Durante o período, foram promovidas diversas ações para arrecadação de recursos destinados à festividade religiosa.

Em comunicado divulgado no grupo oficial da peregrinação, a comissão agradeceu o apoio recebido da comunidade. “Amigos, segue prestação de contas da Peregrinação de Santana 2026. Agradecemos a todos pela colaboração”, destacou a mensagem.

Conforme a prestação de contas apresentada, os valores arrecadados ficaram distribuídos da seguinte forma:

  • Livro de Ouro: R$ 13.000,00
  • Comida: R$ 3.532,00
  • Bingo: R$ 1.660,00
  • Leilão presencial: R$ 5.460,00
  • Leilão virtual: R$ 4.820,00
  • Total arrecadado: R$ 28.472,00

Após concluir a peregrinação em Belém, a imagem de Sant’Ana seguiu para Macapá, onde já está em peregrinação junto aos devotos obidenses e amigos da padroeira. Em seguida, a programação continuará nas cidades de Santarém e Manaus.

A jornada da imagem peregrina será encerrada em Óbidos, no início do mês de julho, antecedendo o tradicional Círio Fluvial de Sant’Ana, marcado para o dia 12 de julho. A Festividade de Sant’Ana 2026 seguirá até o dia 26 de julho, reunindo milhares de fiéis em homenagens à padroeira dos obidenses.

www.obidos.net.br

Criado em 2026-05-18 23:13:37

XIV Copa de Futebol do Interior define semifinalistas em Óbidos, confira

A XIV Copa de Futebol do Interior de Várzea e Terra Firme 2026 já conhece as quatro seleções classificadas para a fase semifinal da competição, após os confrontos das quartas de final realizados neste final de semana no Estádio Municipal Ary Ferreira, em Óbidos.

No sábado, dia 16 de maio, a Seleção do Arapucu venceu a Campina pelo placar de 2 a 0 e garantiu vaga na próxima fase. Na segunda partida do dia, Canta Galo e Traíra empataram em 0 a 0 no tempo regulamentar, e a classificação foi decidida nos pênaltis, com vitória da Seleção do Canta Galo por 3 a 0.

Já no domingo, dia 17 de maio, a Seleção da Ilha Grande derrotou a Pedreira por 2 a 0, assegurando presença na semifinal. Encerrando os confrontos das quartas, a Seleção do Matá venceu o Apuí pelo placar de 3 a 0.

Com os resultados, avançaram para a 4ª fase da competição as seleções da Ilha Grande, Matá, Canta Galo e Arapucu.

De acordo com a organização da competição, os confrontos das semifinais serão definidos por sorteio nesta terça-feira, dia 19 de maio, na sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Resultados das quartas de final

Sábado – 16/5

  • Arapucu 2 x 0 Campina
  • Canta Galo 0 x 0 Traíra (Canta Galo venceu nos pênaltis por 3 a 0)

Domingo – 17/5

  • Pedreira 0 x 2 Ilha Grande
  • Matá 3 x 0 Apuí

Classificados para a semifinal

  • Seleção da Ilha Grande
  • Seleção do Matá
  • Seleção do Canta Galo
  • Seleção do Arapucu

www.obidos.net.br

Criado em 2026-05-18 15:06:11

Peregrinação de Senhora Sant’Ana em Belém encerra com missa, confraternização e momentos de fé

A peregrinação da imagem de Senhora Sant’Ana em Belém do Pará foi encerrada neste sábado, 16 de maio, após duas semanas de visitas às residências de obidenses e amigos devotos da padroeira de Óbidos que vivem na capital paraense. Desde o dia 28 de abril, a imagem peregrina percorreu dezenas de lares, levando momentos de oração, fé e união entre as famílias.

O encerramento da programação aconteceu na Paróquia de São Raimundo Nonato, localizada na Avenida Senador Lemos, no bairro do Telégrafo, em Belém. A celebração iniciou às 18h com a Santa Missa, reunindo os fiéis em um momento especial de reflexão, agradecimento e devoção pelos dias vividos durante a peregrinação.

A missa contou com a participação do padre Alberto Santos e reuniu dezenas de obidenses e devotos de Senhora Sant’Ana, que participaram com emoção do encerramento da passagem da imagem peregrina pela capital paraense.

GALERIA DE FOTOS DA MISSA....

  • Click to enlarge image 01.jpg
  •  
View the embedded image gallery online at:
https://www.obidos.net.br/index.php/component/search/?start=60#sigProId4c7e456792

Após_a_celebração_religiosa, os participantes seguiram para o salão da paróquia, onde aconteceu uma grande confraternização entre os obidenses e amigos. O encontro lotou o ambiente e foi marcado por leilões, bingos e venda de lanches, promovendo integração entre os moradores de Óbidos residentes em Belém e fortalecendo os laços de amizade, união e fé entre os devotos da padroeira.

Segundo os participantes, foi unânime a avaliação positiva sobre o sucesso das visitas realizadas durante a peregrinação e também sobre o encerramento da programação em Belém, destacando a forte participação dos fiéis ao longo de toda a jornada religiosa.

Após concluir a programação na capital paraense, a imagem peregrina de Senhora Sant’Ana seguiu para Macapá, capital do Amapá, onde já iniciou novas visitas aos devotos. Posteriormente, a peregrinação continuará pelas cidades de Santarém e Manaus.

As fotografias da missa e da confraternização, cedidas pela organização da peregrinação, registram os momentos de fé, devoção e reencontro vividos pelos obidenses durante a passagem da imagem peregrina por Belém.

 GALERIA DE FOTOS DA CONFRATERNIZAÇÃO....

  • Click to enlarge image 01.jpg
  •  
View the embedded image gallery online at:
https://www.obidos.net.br/index.php/component/search/?start=60#sigProId4d1f7ba250

www.obidos.net.br

Criado em 2026-05-18 01:53:40

Livro de Silvia Dorian sobre acolhimento familiar é lançado em Belém

A escritora e facilitadora de experiências de autoconhecimento Silvia Dorian lançou neste sábado, 16 de maio, em Belém do Pará, o livro “Meu filho namora com João e minha filha com Maria”. O dia de Autógrafo ocorreu na Casa do Saulo, localizada no Hotel Atrium Quinta de Pedras, reunindo amigos, familiares e admiradores da autora.

Por volta das 17h, Silvia iniciou a sessão de autógrafos e recepção ao público. Em seguida, foi realizada uma roda de conversa, momento em que os participantes puderam dialogar com a autora sobre os temas abordados na obra.

O livro propõe uma reflexão sobre o processo de aceitação familiar, abordando a trajetória “do medo à aceitação” e destacando a importância do respeito e da conexão entre pais e filhos LGBTQIAPN+. A publicação é voltada especialmente para pais e familiares que desejam compreender melhor e acolher seus filhos.

Com uma abordagem educativa e sensível, a obra enfatiza o acolhimento como ferramenta fundamental para o fortalecimento dos vínculos familiares, promovendo valores como amor, respeito e empatia.

Durante o lançamento, Silvia Dorian destacou a importância simbólica do momento em sua trajetória pessoal e profissional.

“Hoje é um dos dias mais importantes da minha vida: o lançamento do meu livro ‘Meu Filho Namora com João e Minha Filha com Maria’. Esse livro nasceu do amor, da escuta e da dor transformada em acolhimento. Dentro dele existem histórias felizes, histórias difíceis, histórias de conflito, medo, descoberta, mas acima de tudo, histórias reais”, afirmou.

A autora ressaltou ainda que a publicação reúne relatos de famílias que enfrentaram o impacto da descoberta da orientação sexual de seus filhos e precisaram reconstruir as relações familiares a partir do acolhimento.

“Histórias de famílias que viveram o impacto da descoberta da orientação sexual dos seus filhos e precisaram aprender, aos poucos, a reconstruir o amor sem condições. Porque amar, muitas vezes, também é deixar partir o filho idealizado para acolher o filho real. E talvez esse seja um dos maiores exercícios de amor que um ser humano pode viver”, declarou.

Silvia também enfatizou que o objetivo do livro é aproximar as famílias e incentivar o diálogo.

“Esse livro não foi escrito para dividir. Foi escrito para aproximar. Para criar pontes. Para ajudar pais e mães a compreenderem que o amor continua possível e necessário, mesmo quando a vida segue caminhos diferentes daqueles que imaginamos. Hoje eu não lanço apenas um livro. Eu lanço uma conversa que precisa existir”, concluiu.

Sobre a autora

Silvia Dorian é instrutora de Yoga e meditação, além de facilitadora de experiências voltadas ao autoconhecimento e bem-estar. Ela também é idealizadora do canal “Entre Nós”, projeto direcionado ao acolhimento de pais e familiares de pessoas LGBTQIAPN+.

Autora do livro “Meu Filho Namora com João e Minha Filha com Maria”, Silvia compartilha, por meio de aulas, vivências e conteúdos digitais, caminhos de reconexão, respeito e fortalecimento dos vínculos familiares.

GALERIA DE FOTOS....

  • Click to enlarge image 01.jpg
  •  
View the embedded image gallery online at:
https://www.obidos.net.br/index.php/component/search/?start=60#sigProId251e720af4

www.obidos.net.br

 

Criado em 2026-05-17 20:02:05

Peregrinação de Sant’Ana em Belém encerra neste sábado (16) com missa e confraternização

A peregrinação da imagem de Senhora Sant’Ana em Belém do Pará encerra neste sábado, dia 16 de maio, após semanas de visitas às residências de obidenses e amigos devotos da padroeira de Óbidos que vivem na capital paraense. Desde o dia 28 de abril, a imagem peregrina percorreu dezenas de lares, levando momentos de oração, fé e união entre as famílias.

As visitas foram concluídas nesta sexta-feira, dia 15, com a passagem da imagem pela residência da família Canto, encerrando oficialmente a programação de visitas domiciliares realizadas durante a permanência da santa em Belém.

O encerramento da peregrinação acontecerá na Paróquia de São Raimundo Nonato, localizada na Avenida Senador Lemos, no bairro do Telégrafo, em Belém. A programação terá início às 18h, com a celebração da Santa Missa, reunindo os fiéis em um momento especial de reflexão, agradecimento e devoção pelos dias vividos durante a peregrinação.

Após a celebração religiosa, os participantes serão convidados para uma confraternização no salão da paróquia, com entrada pela Travessa Manoel Evaristo, ao lado da igreja. O encontro contará com leilões, bingos e venda de lanches, promovendo integração entre os obidenses residentes em Belém e fortalecendo os laços de amizade e fé entre os devotos de Senhora Sant’Ana.

A coordenação da peregrinação convida todos os devotos e amigos da padroeira dos obidenses para participarem deste momento de despedida da imagem peregrina em Belém.

Após encerrar a programação na capital paraense, a imagem de Senhora Sant’Ana seguirá peregrinação por outras cidades da região Norte. O próximo destino será Macapá, capital do Amapá, seguindo posteriormente para Santarém e Manaus.

Estamos divulgando as fotografias cedidas pela Coordenação das últimas visitas realizadas nesta semana, registrando os momentos de fé e devoção vividos pelos obidenses durante a passagem da imagem peregrina por Belém.

GALERIA DE FOTOS....

  • Click to enlarge image 00.jpg
  •  
View the embedded image gallery online at:
https://www.obidos.net.br/index.php/component/search/?start=60#sigProId106442e623

www.obidos.net.br  - Fotos cedidas pela Coordenação da Peregrinação em Belém

Criado em 2026-05-16 12:54:05

MRN injeta mais de R$ 1,1 bilhão na economia do Pará e amplia geração de empregos em 2025

Nova edição da publicação de transparência traz crescimento operacional, impacto na economia regional e evolução do Projeto Novas Minas

A Mineração Rio do Norte (MRN) encerrou 2025 com avanço em indicadores operacionais, expansão do impacto econômico na região e evolução de projetos estratégicos para o futuro da operação. Os resultados estão reunidos na nova edição do “Por Dentro da MRN”, publicação semestral de transparência. No período, a produção de bauxita alcançou 12,8 milhões de toneladas, enquanto os investimentos somaram R$ 810,9 milhões.

A empresa também ampliou sua presença na economia local: foram R$ 389,7 milhões pagos em tributos, alta de 5,3%, e R$ 727,5 milhões em compras no Pará, com predominância de fornecedores regionais. O crescimento se traduziu em mais oportunidades para a população. O número de trabalhadores próprios e terceirizados chegou a 7.518, aumento de 10,8% em relação a 2024. Os dados de geração de emprego e renda no território se somam a outros, mostrando a MRN como vetor de desenvolvimento no Oeste paraense.

No campo estratégico, destaque para o avanço do Projeto Novas Minas (PNM), essencial para a continuidade das operações nos próximos 15 anos. O processo de licenciamento ambiental, construído com forte participação social, incluiu a realização de 88 oficinas com mais de 280 comunitários na etapa que antecede a instalação do empreendimento. Para Guido Germani, CEO da MRN, os resultados refletem uma operação cada vez mais conectada ao território. “Estamos avançando com disciplina, tecnologia e diálogo, fortalecendo nossa capacidade de operar com segurança e gerar valor compartilhado com as comunidades”, afirma Germani.

O Projeto Linha de Transmissão (PLT), que vai conectar a operação ao Sistema Interligado Nacional, completou um ano de implantação em 2025. As obras já geraram 847 empregos diretos, sendo 460 ocupados por profissionais de Oriximiná (PA), priorizando a contratação local. Além da geração de empregos, o diálogo com as comunidades da área de influência inclui ações informativas, canais de escuta e acompanhamento das etapas da obra.

Investimentos da MRN no Oeste do Pará

Investimento social cresce 22% e fortalece comunidades

O avanço operacional foi acompanhado pelo aumento dos investimentos socioambientais, que totalizaram R$ 51,6 milhões em 2025, crescimento de 22,3%. Os recursos foram direcionados a iniciativas de educação, saúde, geração de renda e ao fortalecimento de comunidades quilombolas e ribeirinhas, ampliando o acesso a serviços e oportunidades no território. Na frente ambiental, a MRN produziu mais de 527 mil mudas e plantou cerca de 455 mil árvores, além de manter o monitoramento da qualidade da água em 301 pontos da região.

Tecnologia amplia segurança e capacidade de resposta

Outro movimento relevante é a consolidação do Centro de Operações Integradas (COI), que passou a concentrar, em um único ambiente, o monitoramento de toda a cadeia produtiva, da mina ao porto. Com dados em tempo real, a estrutura amplia a previsibilidade da operação, reduz o tempo de resposta a eventuais riscos e melhora a eficiência dos processos. Na prática, a empresa deixa de atuar de forma reativa para operar com maior capacidade de antecipação.

A 3ª edição do POR DENTRO DA MRN está disponível na íntegra neste link.

FONTE: Comunicação/MRN

Criado em 2026-05-15 13:55:59

Óbidos celebra a fé com a tradicional Festividade de Nossa Senhora de Fátima

A cidade de Óbidos vive mais um momento de fé e devoção com a realização da tradicional Festividade de Nossa Senhora de Fátima, padroeira do bairro de Fátima. A programação iniciou no último sábado, 9 de maio, com a emocionante procissão do Círio, que saiu da comunidade de Lourdes, marcando oficialmente a abertura das celebrações religiosas que seguem até o próximo dia 16.

Com o tema “Onde há fé e solidariedade, Deus faz morada”, a festividade de 2026 reúne centenas de fiéis da comunidade católica obidense em momentos de oração, devoção e confraternização. Neste ano, a comunidade também retomou as programações sociais e culturais no Cliper da festividade, espaço que está em fase final dos serviços de acabamento da obra.

Ao longo da semana, os devotos participam diariamente de procissões e celebrações da Santa Missa em homenagem à Nossa Senhora de Fátima, fortalecendo a tradição religiosa que já faz parte do calendário cultural e espiritual do município.

Na noite desta quarta-feira, 14, nossa equipe esteve presente na festividade e registrou imagens que mostram a participação da comunidade e o clima de fé que toma conta do bairro durante a programação, com procissão, missa celebrada por Padre Adalberto Santos, e evento cultural no Cliper.

A Paróquia convida toda a população obidense e visitantes para participarem deste importante momento de união, espiritualidade e devoção à padroeira do bairro de Fátima.

GALERIA DE FOTOS....

  • Click to enlarge image 01.jpg
  •  
View the embedded image gallery online at:
https://www.obidos.net.br/index.php/component/search/?start=60#sigProIdb10fa692f9

www.obidos.net.br  - Fotos de Vander N Andrade

Criado em 2026-05-14 18:03:20

ÓBIDOS: Isabelly Almeida comemora seus 15 Anos

Óbidos viveu um momento especial neste final de semana com a comemoração dos 15 anos de Isabelly Almeida, filha de Poliane Fagundes e Ronny Almeida. A festa, com o tema “A Bela e a Fera”, aconteceu na sede do Sindicato dos Servidores de Óbidos, reunindo familiares e amigos para celebrar a data marcante na vida da jovem debutante.

Durante a programação, Isabelly recebeu homenagens emocionantes dos pais, seguida do tradicional parabéns e de um jantar servido aos convidados. A animação da noite ficou por conta do DJ Douglas.

A família agradece aos profissionais envolvidos na realização do evento, entre eles Mara Rocha (ornamentação), Solange Amaral (Doces e Salgados), Jojoca e Marília (Buffet), Lorena Cardoso (maquiagem), Brenda Alves (Penteado), Mariane Brazil (Manicure) e o professor Maurício (Coreógrafo) e participantes Cláudia, Patrícia, Cidinha, Clívia, Patrícia, Genara, dona Elita, Poliane Fagundes, Poliane Fagundes e a Debutante Isabelly Almeida.

Desejamos muitas felicidades à aniversariante.

GALERIA DE FOTOS....

  • Click to enlarge image 01.jpg
  •  
View the embedded image gallery online at:
https://www.obidos.net.br/index.php/component/search/?start=60#sigProId7ef611dd2c

www.obidos.net.br  - Fotos de Vander N Andrade

Criado em 2026-05-14 16:24:16

Encerramento da peregrinação de Senhora Sant’Ana em Belém será sábado, dia 16 de maio

A peregrinação da imagem de Senhora Sant’Ana em Belém chegará ao fim neste sábado, dia 16 de maio, com uma programação religiosa e festiva que reunirá devotos obidenses e amigos da santa na capital paraense. Durante sua passagem por Belém, a imagem peregrina visitou dezenas de residências, levando momentos de fé, oração e bênçãos às famílias.

A despedida oficial acontecerá na Paróquia de São Raimundo Nonato, localizada na Avenida Senador Lemos, no bairro do Telégrafo. A programação terá início às 18h, com a celebração da Santa Missa, reunindo os fiéis em um momento de reflexão, gratidão e devoção pelos dias vividos durante a peregrinação.

Logo após a celebração religiosa, será realizada uma confraternização no salão da paróquia, com entrada pela Travessa Manoel Evaristo, ao lado da igreja. O encontro contará com leilões, bingos e venda de lanches, proporcionando um momento de integração entre os participantes e fortalecimento dos laços de amizade e fé entre os obidenses residentes em Belém.

Fotografias cedidas pela coordenação da peregrinação mostram momentos marcantes da passagem da imagem pelas casas dos devotos na capital paraense. As imagens registram a emoção das famílias que receberam a visita de Senhora Sant’Ana em seus lares durante os últimos dias da jornada peregrina.

Após o encerramento da programação em Belém, a imagem seguirá para a cidade de Macapá. Em seguida, passará por Santarém e Manaus, antes de retornar a Óbidos, concluindo a peregrinação deste ano.

A coordenação também destacou que a Festividade de Senhora Sant’Ana 2026 acontecerá no mês de julho, em Óbidos. A programação terá início no dia 12 de julho, com o tradicional Círio Fluvial, e seguirá até o dia 26, data do encerramento oficial da festividade da padroeira.

A peregrinação em Belém foi marcada por momentos de união, espiritualidade e devoção, fortalecendo a fé dos obidenses que vivem longe da terra natal, mas mantêm viva a tradição e o amor por Senhora Sant’Ana.

GALERIA DE FOTOS....

  • Click to enlarge image 01.jpg
  •  
View the embedded image gallery online at:
https://www.obidos.net.br/index.php/component/search/?start=60#sigProId6bae2af1eb

Serviço______________

Despedida de Senhora Sant’Ana em Belém
Data: 16 de maio de 2026
Local: Paróquia de São Raimundo Nonato – Avenida Senador Lemos, bairro do Telégrafo

  • 18h – Santa Missa
  • 19h – Confraternização no salão da paróquia, com entrada pela Travessa Manoel Evaristo (ao lado da igreja).

www.obidos.net.br

 

Criado em 2026-05-13 20:49:45

Jogos das quartas de final da Copa do Interior de Óbidos são definidos após sorteio

As 8 seleções classificadas para a fase eliminatória entram em campo no fim de semana.

A 14ª edição da Copa de Futebol do Interior Várzea e Terra Firme de Óbidos já tem os confrontos definidos para as quartas de final, após a definição das oito partidas realizadas pela primeira fase do mata-mata da copa em que as seleções do Arapucu, Campina, Canta Galo, Traíra, Pedreira, Ilha Grande, Matá e Apuí.

Das 37 seleções que participaram da primeira fase, apenas 8 seguem na disputa pelo título da competição, que é considerada a maior do futebol local.

Os confrontos das quartas foram definidos por meio de sorteio realizado na manhã desta quarta-feira (13) com a presença de representantes das equipes participantes. O sorteio foi realizado na sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).

Os quatro jogos da próxima fase serão realizados no sábado (16) e no domingo (17) no Estádio Ary Ferreira, a partir das 17h30.

Confira os jogos

Sábado, 16 de maio

17h30 – Arapucu x Campina

19h – Canta Galo x Traíra

Domingo, 17 de maio

17h30 – Pedreira x Ilha Grande

19h – Matá x Apuí

Premiação

Na edição de 2026, foi anunciada a maior premiação já destinada à Copa. O investimento para premiar os finalistas será de R$ 40 mil.

FONTE: Comunicação/PMO - Por: Érique Figueirêdo e Foto: Patrik Amaral

Criado em 2026-05-13 19:47:41

Silvia Dorian lança o livro “Meu filho namora com João e minha filha com Maria” no dia 16 de maio.

Será realizado no próximo dia 16 de maio, em Belém do Pará, o lançamento do livro “Meu filho namora com João e minha filha com Maria”, de autoria de Silvia Dorian. O evento acontecerá das 17h às 21h, na Casa do Saulo, localizada no Hotel Atrium Quinta de Pedras.

A obra propõe uma reflexão sobre o processo de aceitação familiar, abordando o tema “do medo à aceitação” e destacando a importância do respeito e da conexão entre pais e filhos LGBTQIAPN+. O livro é apresentado como um guia voltado especialmente para pais e familiares que buscam compreender melhor e acolher seus filhos.

Com uma abordagem sensível e educativa, a publicação enfatiza que o acolhimento é o primeiro passo para fortalecer os vínculos familiares, promovendo valores como respeito, amor e empatia.

O lançamento conta com o apoio da Casa do Saulo e deve reunir leitores, convidados e interessados na temática, em um momento de diálogo e partilha sobre diversidade e relações familiares.

Silvia Dorian

Silvia Dorian é instrutora de Yoga e meditação, facilitadora de experiências de autoconhecimento e bem-estar. É idealizadora do canal “Entre Nós”, voltado ao acolhimento de pais e familiares de pessoas LGBTQIAPN+. Autora do livro “Meu Filho Namora com João e Minha Filha com Maria”, compartilha caminhos de reconexão, respeito e fortalecimento dos vínculos familiares por meio de suas aulas, vivências e conteúdo.

SERVIÇO

  • Lançamento de livro: “Meu filho namora com João e minha filha com Maria”
  • Autora: Silvia Dorian
  • Data: 16 de maio de 2026, das 17h às 21h
  • Local: Hotel Atrium Quinta de Pedras
  • Belém do Pará

www.obidos.net.br

Criado em 2026-05-13 18:59:13

Procissão das Velas em homenagem a NS de Fátima reúne multidão e reforça tradição mariana em Belém

A Procissão das Velas em homenagem a Nossa Senhora de Fátima mobilizou uma grande multidão na noite desta terça‑feira, 12 de maio, em Belém do Pará, consolidando mais uma edição de um dos eventos religiosos mais expressivos da capital. A caminhada luminosa, que integra a programação oficial da festividade da santa, percorreu as ruas do bairro de Fátima em um trajeto marcado por forte simbolismo e intensa participação popular.

O cortejo teve início no Santuário de Fátima, onde fiéis participaram de uma missa campal antes da saída da imagem, mesmo com a forte chuva que caia em Belém. Com velas acesas sob guarda chuvas, os devotos acompanharam o andor em silêncio orante ou entoando cânticos marianos, criando um cenário que misturava devoção, emoção e tradição. Muitos participantes afirmaram cumprir promessas ou agradecer graças atribuídas à intercessão da santa, reforçando o caráter comunitário e espiritual da celebração.

Procissão de NS de Fátima em Belém

A organização informou que a procissão ocorreu com apoio de equipes de segurança, voluntários e agentes de trânsito. O fluxo de fiéis exigiu interdições temporárias em vias importantes do bairro, mas o deslocamento foi considerado tranquilo pelas autoridades. Mas o que realmente marcou a noite foi a intensidade emocional do cortejo. A cada esquina, moradores colocavam pequenos altares, flores, imagens, criando um caminho de acolhimento para a passagem da santa.

A festividade de Nossa Senhora de Fátima, que remete às aparições registradas em 1917 em Portugal, encerra com programação que inclui novenas, procissão, missas temáticas e ações sociais. Em Belém, a devoção à santa se fortalece ano após ano, e a Procissão das Velas permanece como um dos momentos mais aguardados pelos fiéis.

www.obidos.net.br

Criado em 2026-05-13 11:05:45

Câmara Municipal de Óbidos realizará audiência pública sobre causa animal, dia 20 de maio

A Câmara Municipal de Óbidos, por intermédio de sua Presidência, realizará no próximo dia 20 de maio de 2026 uma audiência pública destinada a debater o tema “Causa Animal: Saúde Pública, Segurança e Cidadania”.

O encontro acontecerá às 9h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Óbidos (STPMO), e será aberto ao público em geral.

De acordo com a organização, a audiência tem como objetivo promover a troca de experiências e a construção de propostas voltadas à implementação de políticas públicas eficazes para a causa animal no município.

Entre os temas que deverão ser discutidos estão campanhas de conscientização, programas de controle populacional de animais, incentivo à adoção responsável e o fortalecimento das ações de fiscalização.

A iniciativa busca envolver a sociedade no debate sobre a proteção animal e sua relação direta com a saúde pública, a segurança e a cidadania, reforçando a importância da participação popular na construção de uma Óbidos mais humana e responsável.

A Câmara Municipal destacou que a presença da população é fundamental para ampliar o diálogo e contribuir com sugestões para o desenvolvimento de ações voltadas ao bem-estar animal no município.

www.obidos.net.br

Criado em 2026-05-13 00:46:57

Caminhada do “Faça Bonito” será realizada no dia 18 de maio em Óbidos

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizará no próximo dia 18 de maio a Caminhada da campanha “Faça Bonito”, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A mobilização faz parte da campanha nacional que busca conscientizar a população sobre a importância da proteção de crianças e adolescentes contra todas as formas de violência sexual, incentivando denúncias e o fortalecimento da rede de proteção.

De acordo com a programação divulgada pela organização, a caminhada acontecerá na segunda-feira, dia 18 de maio, com concentração às 17h, na Escola Dom Floriano Loewenau. O percurso seguirá pela Rua Pedro Álvares Cabral, Travessa Lauro Sodré, Rua Santos Dumont e Avenida Dom Floriano, encerrando na Praça da Cultura.

Além da caminhada, a programação da campanha contará com uma blitz educativa na quinta-feira, dia 14 de maio, em diversos pontos da cidade. As ações ocorrerão na entrada da cidade e no centro comercial, das 8h às 9h; nas feiras dos bairros Bela Vista e Centro, das 8h às 11h; na orla e porto da cidade, das 10h às 11h; e em frente às escolas e na área comercial do centro, das 17h às 18h.

A campanha “Faça Bonito” reforça a importância da denúncia de casos de abuso e exploração sexual infantil por meio do “Disque 100”, canal nacional de proteção aos direitos humanos.

O dia 18 de maio foi instituído pela Lei Federal nº 9.970/2000 como marco nacional de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. A data relembra o caso de uma menina de Vitória (ES), assassinada em 1973, crime que se tornou símbolo da luta pelos direitos das crianças e adolescentes no Brasil.

Em 2026, a mobilização nacional completa 26 anos de atuação e conscientização em defesa da infância e da adolescência.

www.obidos.net.br – Informações ASCOM/PMO

 

Criado em 2026-05-12 23:08:09

Prefeitura de Óbidos abre processo seletivo para contratação de 45 Agentes Comunitários de Saúde

Inscrições poderão ser realizadas de 18 a 21 de maio, no valor de R$ 70.

A Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Desenvolvimento Humano (Semad), divulgou o edital do Processo Seletivo Público Simplificado n.º 001/2026 para contratação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

O certame vai oficializar o preenchimento de 56 vagas disponíveis para a área, 45 delas para a contratação imediata e 11 para cadastro de reserva. Desse total, 7 vagas estão reservadas para atuação em cinco bairros da cidade: Bela Vista, Fátima, Santa Terezinha, São Francisco e Perpétuos Socorro/São José Operário. As demais 38 vagas estão destinadas para atuação em comunidades da zona rural nas áreas de várzea e terra firme.

Os candidatos aprovados serão lotados na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) com remuneração inicial de R$ 3.242,00 para jornada semanal de 40 horas.

Para concorrer ao cargo, o candidato deverá possuir ensino médio completo, residência na área da comunidade/bairro em que irá atuar desde a data de publicação do edital e ter a conclusão do Curso Introdutório de Formação Inicial e Continuada.

O edital também prevê que o curso introdutório será realizado posteriormente pela Prefeitura Municipal de Óbidos para os aprovados no certame.

O processo de seleção contará com uma prova objetiva que terá 30 questões distribuídas entre Língua Portuguesa, Informática e conhecimentos específicos, além de entrevista individual.

Inscrições

As inscrições serão realizadas presencialmente entre os dias 18 e 21 de maio de 2026, das 8h às 12h, no auditório da Casa de Cultura, localizada na Rua Idelfonso Guimarães, s/n, Centro.

O candidato deverá apresentar formulário de inscrição, documento de identificação, comprovante de residência e o comprovante de pagamento da taxa de inscrição, fixada em R$ 70.

Cronograma

Período de inscrições: 18 a 21 de maio

Publicação do resultado definitivo de inscritos: 29 de maio

Prova objetiva: 21 de junho

Publicação do resultado definitivo da prova objetiva e prova de títulos:

9 de julho

Convocação para entrevista individual: 10 de julho

Período de entrevista individual: 13 a 15 de julho

Resultado final da entrevista individual: 20 de julho.

Resultado Final do PSS: 24 de julho

Para ter acesso ao edital e aos cronogramas completos, acesse obidos.pa.gov.br, menu publicações, concurso e processos seletivos.

Mai informações acesse Edital....

- EDITAL

FONTE: Comunicação/PMO - Por: Érique Figueirêdo

Criado em 2026-05-11 22:41:13

  • Início
  • Anterior
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • Próximo
  • Fim

HOME     |      CONTATOS     |     EQUIPE
Copyright © 2005. Óbidos - Pará - Brasil
Site Obidos.Net.Br / Chupaosso.Com.Br

Estamos há 20 anos contando a História de Óbidos.
Todos os direitos reservados.

Ver quantos acessos teve os artigos
32790170